Descrição
O processo identificado pela palavra inglesa Rigging consiste no ajuste e configuração da estrutura de um personagem virtual, que pode ou não ser usado para animação. Para conseguir trabalhar com Rigging e configurar um personagem qualquer para animação, é necessário conhecer uma série de ferramentas e opções relacionadas ou uso de objetos especiais dos softwares 3d chamados de Bones (Ossos). A função desses Bones é bem parecida com os nossos ossos em criaturas vertebradas. Com os Bones podemos deformar estruturas poligonais baseadas em faces, arestas e vértices para conseguir criar animações.
No curso online sobre Rigging de personagens com Blender você aprende a trabalhar com essas ferramentas, sempre com o objetivo de criar estruturas de controle e suporte para gerar animações baseadas em personagens. O curso é focado na configuração de uma estrutura de controle para criar animações de personagens, seja usando os Bones apenas do Blender ou então recursos adicionais como o Add-on Rigify que é muito usado por artistas 3d para acelerar o processo de Rigging.
Entre os assuntos do curso, podemos destacar a abordagem dos seguintes temas:
- Uso e configuração de objetos do tipo Armature
- Relacionamentos entre Bones com hierarquias
- Aplicação de controladores baseados em Drivers
- Representação de Bones usando Custom Shapes
- Configuração de estruturas para personagens bípedes
- Configuração de articulações para mãos e pés
- Uso do Add-on Rigify para acelerar o processo de Rigging
- Aplicação de cinemática inversa em braços e pernas
- Estruturas híbridas que usam ao mesmo tempo cinemática direta e inversa
- Projeto final – Configuração de um personagem completo
Observação: Essa descrição apenas ajuda você a entender melhor o curso na montagem do combo. Para conferir a lista de aulas e vídeos, visite a página do curso em:
Thiago Carvalho –
O curso é excelente! Muito bom mesmo. Conclua ele e você não apenas estará hapto a criar um Rig de personagens, estará hapto a entender como e porque usar um tipo de configuração para começar a criar Rig’s para qualquer personagem. Mesmo não sendo humanos.
Tenho que admitir também que este curso não é o suficiente para te transformar num profissional do Rig ao concluí-lo. Primeiro você tem que entender que a prática leva a perfeição. Segundo que o curso é dedicado apenas a personagens humanoides. O que significa que é interessante continuar pesquisando por material na internet para complementar o que você aprende no curso; tanto em vídeos, quanto em imagens, alem textos, bem como conversas em fóruns; na verdade, se possível, entre num fórum e troque experiência com outros usuários.
Outra situação ruim é que o curso não aborda Rig para animação facial, ou mesmo o uso de Shapekeys(Morph em outros programas). Eu cheguei a enviar um e-mail ao Allan Brito com uma indicação de material para completar o curso(Rig facial e Rig mais complexo) e se eu não me engano ele tinha dito que veria se adicionava numa nova atualização do curso. No aguardo ^^
Bem, concluo dizendo que o curso vale muito apena e que é obrigatório para quem quer aprender a animar personagens, ou usar captura de movimento. O curso será útil para quem deseja trabalhar no cinema, televisão, comercial e propaganda e desenvolvimento de jogos. Na verdade mesmo que você não venha a usar o Blender na produção este curso chegará a lhe ser útil pois apresenta técnicas envolvendo o uso e configuração de Rig, o que se estende a programas como o 3D Studio Max e o Maya da Autodesk.