Ferramenta Snap (04:40)

Dúvidas ou comentários

  • 0

    Ferramenta Snap - Dificuldade de Ajuste - Sugestão

    Paulo Patrocinio

    Boa noite Allan e amigos de curso !

    Quanto à dificuldade de ajuste (escolha de um ponto) por parte do Blender para uso da ferramenta SNAP, notei dentre outras coisas, que no vídeo, a seleção do “Pivot Point” está para “Median Point” e que a peça, por ser um cubo, é simétrica, e o seu ponto central está, no momento, centralizado.
    Acredito que por isso o Blender “se perde” na hora de “decidir” qual ponto deve ser alinhado com os elementos do plano.
    Efetuei alguns testes e, me parece que, quando a peça não é simétrica, ou quando selecionamos “individual origins”, ou preferivelmente “active element” o alinhamento se torna mais fácil.
    Assim sendo, após alguns testes, a maneira mais fácil que encontrei até o momento foi:
    – entrar no modo de edição do objeto;
    – escolher um vértice (selecionar todos, tirar a seleção de um deles e selecioná-lo novamente) assim este será seu vértice ativo;
    – em Pivot Point, escolher “Active Element”
    – voltar para o modo de objetos “object mode”
    A partir de então o vértice ativo será utilizado como referência de alinhamento da ferramenta SNAP.
    Nota: da mesma maneira descrita acima para VÉRTICE, podemos fazer para Aresta, Face, Cursor 3D, Origem, etc, lembrando de combinar o que escolhemos como objeto de seleção e o que determinamos como Pivot Point.